terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cometa do Século - Ison

Muito está se falando a respeito do que tem tudo para se tornar o "cometa do século", com um brilho capaz de ser visto até mesmo a olho nu. A partir do dia 15, ISON aumentou consideravelmente seu brilho, podendo ser visualizado até mesmo com pequenos binóculos. Mas o melhor ainda está por vir. No dia 28 de novembro, ISON atingirá a menor distância do Sol, aumentando ainda mais seu brilho. Só que isso pode não ocorrer. 
Devido a pequena distância em  que vai estar do Sol, Ison pode ser desintegrado e até mesmo engolido pela nossa estrela, atraído por sua gigantesca gravidade. Se contornar o Sol, como esperado, aí sim, o espetáculo estará garantido.
As condições de observação do cometa são mais propícias para observadores do hemisfério norte, porém nada nos impede de observá-lo aqui. A partir das 4h30min, Ison estará localizado acima da estrela Spica (constelação Virgem), na direção leste. Por ser bem próximo ao nascer do sol, seu tempo de observação é curto, mas é uma grande chance de acompanhar esse belo cometa. 
Foto: Brian Emfinger

Nenhum comentário: