quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Primeiro cometa descoberto a partir de solos brasileiros

Uma descoberta que empolga! Cometa é o primeiro descoberto em solos brasileiros! Acompanhe abaixo a reportagem do G1 sobre a descoberta do cometa, por astrônomos amadores de MG.
Via G1
Pela primeira vez, brasileiros descobriram um cometa a partir de observações feitas no país. Batizado de C/2014 A4 Sonear, o corpo celeste foi visto pela primeira vez por Cristóvão Jacques, João Ribeiro e Eduardo Pimentel, astrônomos amadores de Minas Gerais.

Jacques, que concedeu entrevista ao G1 nesta quinta-feira (23), disse que o C/2014 A4 Sonear foi visto no último dia 12 e sua confirmação foi feita no dia 16 pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).
A confirmação de que era um cometa C/2014 A4 - Sonear foi oficializada no último dia 16, pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês)) (Foto: Divulgação/Facebook/Sonear Observatory)A confirmação do
cometa C/2014 A4 - Sonear foi
oficializada no último dia 16,
pela União Astronômica
Internacional (IAU, na sigla em
inglês) (Foto: Divulgação/Facebook/
Sonear Observatory)
O telescópio utilizado na descoberta está instalado em um observatório particular batizado de Sonear (sigla em inglês para Observatório Austral para Pesquisa de Asteroides Rasantes a Terra), montado a 5 km da cidade de Oliveira, a 120 km de Belo Horizonte.
Como o nome já diz, o equipamento tem a finalidade de rastrear asteroides que passam próximo da Terra. Para isto, é necessário realizar uma varredura no céu e foi em um desses rastreios que o cometa foi encontrado.
“Inicialmente não notamos que era um cometa. Quem constatou foi o astrônomo italiano Ernesto Guido (que trabalha em Castellammare di Stabia, na Itália), que é meu amigo”, explicou Jacques ao G1.
O mais surpreendente, de acordo com o astrônomo amador, é que o observatório mineiro tem pouco mais de um mês de funcionamento e já relatou uma descoberta notória. “Ficamos felizes porque não esperávamos uma descoberta tão rápida. Outras virão pela frente”.
O cometa C/2014 A4 – Sonear tem aproximadamente 20 km de diâmetro e está a 900 milhões de km de distância da Terra. O mais importante: não está em rota de colisão com o nosso planeta.
De acordo com Cristóvão, o máximo que o corpo celeste deve chegar próximo é a 450 milhões de km, previsto para acontecer em setembro de 2015.
O projeto do Sonear começou em 2009 e “deslanchou mesmo” a partir de 2012, de acordo com Jacques.
Ele é controlado remotamente, ou seja, de qualquer parte do mundo os astrônomos conseguem acessar seus dados via internet. Atualmente, segundo o astrônomo amador, é o único equipamento que rastreia asteroides no Hemisfério Sul.
Eduardo CarvalhoDo G1, em São Paulo

Um comentário:

BYABAG disse...

Very good blog. I realy like it.. Keep doing well
Thanks & regards.
replica Louis Vuitton Coussin