domingo, 27 de setembro de 2009

Asteróide que passa pela órbita da Terra (27/09/09) é o mais próximo já registrado.

Atualmente, ele não represente nenhum perigo à Terra, mas foi incluído na lista de asteróides perigosos, pois sua grande aproximação que ocorrerá em 2038.
Fonte: Folha Online

Um asteroide de quase um quilômetro de diâmetro está a uma distância de cerca de 600 mil quilômetros da Terra, acompanhando o planeta por uma órbita paralela.

Trata-se da menor distância já relatada, que equivale a menos de duas vezes a distância da Terra até a Lua, de acordo com o astrônomo espanhol Josep Maria Bosch. "É um recorde absoluto, é o grande asteroide que se observou mais perto da Terra em toda a história", comenta ele.

A notícia foi publicada pelo jornal espanhol "El País" nesta sexta-feira (25).

O astro, que se chama 2009 ST19, vai acompanhar a Terra por mais uma semana, até que suas órbitas se separem.

O asteroide foi observado pela primeira vez no dia 16 de setembro e foi incluído na lista de asteroides potencialmente perigosos, cujas órbitas se cruzam com a da Terra.

Os primeiros cálculos indicam que a aproximação mais perigosa do ST19, que dá uma volta pelo Sol a cada 3,6 anos, se produzirá aproximadamente em 2038.

O registro foi feito pelo Centro de Observación del Universo de Ager, em Lérida, na Catalunha (Espanha)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tempo ruim...

Olá,
Gostaria de dar minhas desculpas pela parada das astrofotografias temporariamente... O motivo são as chuvas que atingem a região onde resido... Fazendo previsões antecipadas, creio que só parará de chover totalmente no final do mês de outubro. Mas isso não significa que não teremos astrofotografias... sim... teremos. Pois de vez em quando o céu limpa e dá para fazer observações...
As matérias astronômicas continuam.
Abraços!