sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Inaugurando novo espectômetro!
Um esectômetro serve para "dividir" a luz em cores ou/e na astronomia analizar os componentes do espéctro para revelar componentes da atmosfera de planetas ou estrelas pela luz.
No meu caso, fiz um espectômetro bem simples: Usei uma caixa de remédio grande e coloquei um CD velho em um ângulo de 60º m ralação a plano da caixa. Fiz uma pequena abertura (2mm) numa extremidade da caixa e depois uma grande abertura em cima (da caixa, sendo também logo acima do CD). Depois pegeui uma lanterna amarela e apontei, o resultado é esse (acima):
Fotos Solares (06/12)
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Imagem comemorativa - Centro da Via Láctea
Imagine a Via Láctea como uma cidade grande... a periferia de uma cidade é calma e sem muito movimento de carros e pessoas... Mas no centro, há inúmeros carros e inúmeras pessoas circulando pelas ruas.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
NASA descobre anel gigante em torno do planeta Saturno
Cientistas da NASA descobriram um anel gigante em torno de Saturno. Esta auréola, nunca antes vista, é a maior que envolve o planeta e tem um diâmetro de 240 mil quilómetros. Seriam necessárias mil milhões de Terras para encher o anel.
Apesar de ser quase invisível, visto que é constituído por gelo e partículas de pó espacial bastante separadas, foi detectado graças ao brilho provocado pela poeira perante as radiações térmicas usadas por uma câmara de infra-vermelhos a bordo do satélite Spitzer.
A parte mais densa do anel localiza-se a seis milhões de quilómetros de Saturno e estende-se por 12 milhões de quilómetros. A sua altura é vinte vezes maior do que o diâmetro do planeta que envolve. Outra peculiaridade do anel recém-descoberto é que está a 27 graus de inclinação do eixo central e mais visível do anel principal de Saturno.
"Se fosse visível a partir da Terra, veríamos o anel com a largura de duas luas cheias, com Saturno no meio", referiu a astrónoma Anne Verbiscer, autora do artigo publicado na Nature sobre esta descoberta.
Os cientistas acreditam que a lua Phoebe, que orbita em torno de Saturno, através dos materiais que liberta quando é atingida por cometas, é a principal contribuinte para a formação deste anel gigante.
Esta descoberta poderá vir a revelar um dos maiores mistérios da astronomia, que envolve a Lua de Iapetus, caracterizada por ter um lado claro e outro bastante escuro. Segundo a equipa de Anne Verbiscer, o anel gira na mesma direcção de Phoebe e no sentido contrário de Iapetus, fazendo com que o material do anel colida com esta última. Isto poderá explicar a sua diferente coloração.
domingo, 27 de setembro de 2009
Asteróide que passa pela órbita da Terra (27/09/09) é o mais próximo já registrado.
Um asteroide de quase um quilômetro de diâmetro está a uma distância de cerca de 600 mil quilômetros da Terra, acompanhando o planeta por uma órbita paralela.
Trata-se da menor distância já relatada, que equivale a menos de duas vezes a distância da Terra até a Lua, de acordo com o astrônomo espanhol Josep Maria Bosch. "É um recorde absoluto, é o grande asteroide que se observou mais perto da Terra em toda a história", comenta ele.
A notícia foi publicada pelo jornal espanhol "El País" nesta sexta-feira (25).
O astro, que se chama 2009 ST19, vai acompanhar a Terra por mais uma semana, até que suas órbitas se separem.
O asteroide foi observado pela primeira vez no dia 16 de setembro e foi incluído na lista de asteroides potencialmente perigosos, cujas órbitas se cruzam com a da Terra.
Os primeiros cálculos indicam que a aproximação mais perigosa do ST19, que dá uma volta pelo Sol a cada 3,6 anos, se produzirá aproximadamente em 2038.
O registro foi feito pelo Centro de Observación del Universo de Ager, em Lérida, na Catalunha (Espanha)
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Tempo ruim...
terça-feira, 25 de agosto de 2009
NASA divulga imagem combinada da Nebulosa Olho de Gato:
A Agência Espacial Norte-Americana divlgou a foto combinada da nebulosa planetário Olho de Gato. Para obter tal imagem foi necessário unir uma imagem na luz visível (Telescópio Espacial Hubble) e uma em Raios-X (Telescópio Espacial Chandra). Na foto é possível ver uma pequena estrela no centro da nebulosa planetária, que é, uma anã branca.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Nasa registra poderoso buraco negro no centro de galáxia NGC 1097!
Apesar de ser impossível observar diretamente um buraco negro, devido a sua intensa força gravitacional seus efeitos são facilmente perceptíveis e detectáveis. Um desses instrumentos é o telescópio espacial Spitzer, que após uma série de observações registrou um fortíssimo buraco negro 100 milhões de vezes mais massivo que nosso Sol.
O fenômeno foi localizado no centro da galáxia em espiral NGC 1097, localizada a 50 milhões de anos-luz de distância. Similar à nossa via láctea, NGC 1097 também é dotada de gigantescos braços repletos de estrelas que orbitam o massivo buraco negro, muitas vezes maior que aquele encontrado no interior da Via láctea. Na imagem divulgada pela agência americana, o buraco negro aparece como uma espécie de olho, rodeado por um anel esbranquiçado composto por milhares de estrelas em formação. A área azulada e escurecida ao redor do centro do olho é composta de gás e poeira, proveniente das estrelas sugadas pela força gravitacional.
A cor avermelhada dos braços em espiral é provocada pela poeira cósmica, aquecida pelas altas temperaturas das estrelas recém-nascidas, observadas pelos sensores do telescópio dentro do espectro infravermelho . Populações de estrelas envelhecidas são vistas na imagem como pontos azulados.No canto esquerdo destaca-se uma segunda galáxia, retratada como uma mancha azul difusa e brilhante, aparentemente encaixada entre os braços espirais de NGC 1097.
Foto: Galáxia espiral NGC 1097, registrada pelo telescópio espacial Spitzer. Crédito: NASA/JPL-Caltech
Fonte: www.apollo11.com
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Brasil começa a pensar em mandar robô à Lua:
Izais Cabral (matématico e professor da rede pública do Distrito Federal) começou a projetar o robô JACI (que na língua Tupi significa Lua e também é a sigla de Jornada Aprimorada de Controle Inteligente).
sexta-feira, 17 de julho de 2009
40 anos que o primeiro homem pisou na Lua
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Rede de relacionamento Astronomia da Lua Azul !
segunda-feira, 13 de julho de 2009
A caça e a identificação de micrometeoritos metálicos:
terça-feira, 30 de junho de 2009
Montanha Mons Piton
Suposto OVNI na Lua ontem 29/06/09 que atraiu muitas pessoas que observavam a Lua ontem por volta das 21 -- 22h da noite. Todos pensavam que fosse um FTL (Fenômeno Transitório Lunar - a passagem de um OVNI pelo disco lunar).
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Centaurus A (NGC 5128)
Grande fonte de rádio no céu localizada ao norte de Omega Centauri, na constelação do Centauro (próxima a contelação do Cruzeiro do Sul). Acredita-se que tenha sido formada quando uma galáxia elíptica gigante colidiu-se com uma espiral (formando a barra, que só pode ser visualizadas com grandes telescópios profissionais ou fotografias CCD). Além da barra, ainda há um enorme jato de rádio, liberado por seu núcleo ativo (que na verdade é um buraco negro que libera tal fonte). Na foto que fiz com 3 segundos de exposição e um céu meio nublado ela não aparece com muitos detalhes (apenas uma mancha dentro da moldura), mas prometo uma foto com maiores detalhes.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Centaurus A (galáxia) fotografada!!
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Nebulosa um tanto estranha e bela - TELESCÓPIO (OBSERVATÓRIO) CHANDRA.
Um pulsar (estrela muito "pequena" do tamanho ou menor que a Terra, mas com densidade, temperatura superficial e gravidade grandes), também chamados de estrelas de neutrons (isso porque sua carga é de neutrinos) é o criador dessa nebulosa.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Em breve!!
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Nebulosa Carina
Essa grande nebulosa é cerca de 4 vezes maior e mais brilhante no céu (com magnitude 1).
*
segunda-feira, 9 de março de 2009
Constelação do Cão Maior (Canis Majoris)
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Cometa C/2007 N3 (Lulin)
O cometa Lulin foi visto e fotografado por Lin-Chi-Sheng com um telescópio de 16 polegadas de abertura em Nantou (Taiwan) em 11 de julho de 2007. Primeiro foi ideintificadocomo asteróide por Ye Quanzhi da Sun Yat-sen University, na China, como asteróide. Mas fotografias posteriores mostraram que o tal objeto tinha uma coma. Ai então se tornou cometa.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
12º ENAST
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
M42
sábado, 10 de janeiro de 2009
Sol + Júpiter
O Sol é a ''nossa'' estrela... tudo ou quase tudo no Sistema Solar tem um órbita entorno dele.
As primeiras astrofotografias solares
Estas astrofotografias foram feitas sem o telescópio e sim, com a câmera Canon A470 + um filtro solar. Não foi feito com o telescópio, pois este ainda está sendo feito.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
ANO INTERNACIONAL DA ASTONOMIA-2009 (YIA))
O ano de 2009 é marcado por, fazer exatamete 4 séculos desde as observações de Galileu Galilei, em 1609, feitas com sua ''luneta-telescópio'' de fabricação própria.