segunda-feira, 7 de março de 2011

As constelações no dia 07/03/2011

Passei um longo período sem postar fotos e matérias devido as aulas e a minha mudança para Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba-PR. O céu daqui é incrível, pouquíssima PL (poluição luminosa - luzes urbanas)e pelo clima ser mais frio, o céu é bem mais limpo do que na minha antiga cidade, Santos, litoral de São Paulo.
Hoje, meu aniversário (hehe), fiz umas astrofotografias do céu daqui. Veja-as abaixo:

Obs.: O modo utilizado foi de câmera fixa com tripé, câmera digital Canon A470 com software CHDK (mod) com 64s de exposição e 200 de ISO.

Nessa foto, as constelações da Carina e o Cruzeiro do Sul se destacam. É possível observar a bela Nebulosa Carina (no centro) e a Nebulosa Escura do Saco de Carvão (próxima ao Cruzeiro do Sul, se destacando com o fundo brilhante da Via Láctea).
Nessa foto, Orion e sua magnífica M42 (Gande Nebulosa de Orion, abaixo de Alnilam, Alnitak e Mintaka, ou as "Três Marias") e o Cão Maior e sua brilhante estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno, se destacam.
Nessa foto, a constelação de Touro ganha destaque. Abaixo, podemos ver as Sete Irmãs (Plêiades, ou M45), um aglomerado aberto envolto por uma nebulosa azul. Podemos ver também as Híades, ao redor de Aldebaran (ao centro), um belo aglomerado aberto facilmente visível a olho nu.