sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Nova imagem de Plutão mostra "detalhes"


Plutão, um mundo distante, pequeno e congelado. Nunca nenhum telescópio conseguiu uma foto tão nítida de sua superfície como essa. Plutão é um mundo pequeno, e possui três luas: Uma relativamente grande a ele (Caronte) e duas minúsculas recentemente descobertas: Nix e Hidra.
Possui temporariamente uma atmosfera de gases que se formam quando ele se aproxima do Sol (pois sua órbita é muito elíptica). Quando ele está mais perto do Sol, os gases se descogelam e formam uma atmosfera ao redor do planeta-anão. Quando fica mais longe, os mesmos gases são re-congelados e ficam em forma sólida, de gelo.
Plutão é muito pequeno sendo difícil para os telescópios profissionais o visualizarem. Pouquíssimos astrônomos amadores conseguem esse feito, pois Plutão tem magnitude 14 e é muito pequeno.
Nessa foto, foram usados 20 computadores avançados e 4 anos para editar e processar as fotos originais feitas pelo HST (Hubble Space Telescope - Telescópio Espacial Hubble) entre 2002 e 2003. Para se ter uma idéia de como Plutão é pequeno e como é difícil estuda-lo, veja o exemplo:
Se você estivesse com um telescópio em Santos-SP e Plutão fosse uma bola de basquete, ele estaria em São Paulo-SP, tendo quase 80km entre uma cidade e outra.
Veja a imagem feita pelo Hubble processada por Marc Buie e sua equipe (acima, à direita):