terça-feira, 30 de junho de 2009

Montanha Mons Piton


Suposto OVNI na Lua ontem 29/06/09 que atraiu muitas pessoas que observavam a Lua ontem por volta das 21 -- 22h da noite. Todos pensavam que fosse um FTL (Fenômeno Transitório Lunar - a passagem de um OVNI pelo disco lunar).
O que atraiu as pessoas foi que a luz estava no lado escuro da Lua.
Depois de pesquisas, foi descoberto que se tratava, na verdade, do pico de uma alta montanha... Mons Piton, com 2250m de altitude.
A explicação para o que aconteceu foi que só o pico foi iluminado pelo Sol, pela sua grande altura.
O vídeo não está com boa qualidade pois quando vi esse "OVNI" (que se tratava, de uma montanha) peguei logo a câmera e fiz este vídeo sem adaptador, foi só com a mão mesmo... Pois pensei que seria uma oportunidade única... Nem a câmera foi configurada corretamente...
Na foto, está na moldura vermelha.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Centaurus A (NGC 5128)



Grande fonte de rádio no céu localizada ao norte de Omega Centauri, na constelação do Centauro (próxima a contelação do Cruzeiro do Sul). Acredita-se que tenha sido formada quando uma galáxia elíptica gigante colidiu-se com uma espiral (formando a barra, que só pode ser visualizadas com grandes telescópios profissionais ou fotografias CCD). Além da barra, ainda há um enorme jato de rádio, liberado por seu núcleo ativo (que na verdade é um buraco negro que libera tal fonte). Na foto que fiz com 3 segundos de exposição e um céu meio nublado ela não aparece com muitos detalhes (apenas uma mancha dentro da moldura), mas prometo uma foto com maiores detalhes.